Introdução
Encontrara, por três ou quatro vezes, o velho Schmidt (Deucalion), no tempo em que estudava; desta vez, porém, quis fazer-lhe uma visita pessoal e desinteressada. Encontrei-o no Atherton, com um aspecto fresco e de bom humor, disposto, portanto, a falar e expandir-se.
O senhor sabe -disse-me- que não se trata de segregacionismo ou de pulverização da identidade e da soberania nacionais, mas de uma necessidade humana há muito suprimida, que está encontrando válvulas de escape estreitas, e explodirá como um vulcão quando menos se esperar. À boca pequena, alastra-se o boato de que haveria a possibilidade de o Quietus vir a ser quebrado nos próximos anos. Pois eu digo que este pseudo-pacto populista sempre foi quebrado, seja tanto no plano militar inter-regional quanto no plano subjetivo, nas relações inter-vivos e no ideário sócio-cultural do Inconsciente Coletivo. Estão cada vez mais freqüentes nos Chronicles as notícias de conflitos e revoltas que são expostos como eventos isolados, mas o óbvio ululante é que são a mais pura manifestação de antigos ressentimentos mal elaborados que permanecem na veia das massas em estado semi-desperto. É notável uma tensão entre as Regiões, com manifestações de xenofobia e retaliações comerciais no que deveria ser um Reino unificado.
Sentei-me em um dos bancos ao ar livre. Ele continuou de pé, fez tom de parábola e continuou a palestrar.
«Por detrás de todas as cortinas, há uma grande movimentação monetária, com grandes somas de valores, a maioria oriunda do Tesouro Nacional, que são mobilizadas e não têm destinações oficializadas. É muito dinheiro sumindo da noite para o dia, obedecendo aos desmandos desse inimigo sem face, que é nossa própria natureza inerente. Enquanto isso, temos que Thrane dá continuidade à construção de suas magníficas capelas, Karrnath persiste na expansão de sua infra-estrutura bélica, com mais planos ultra-secretos do que nos cabe saber, até mesmo a nós, homens doutos; Breland sustenta um sem-número de projetos incipientes e ousados, d’onde surgiu as próprias lightning rails; Aundair esconde em suas bibliotecas segredos arcanos de valor inestimável, frutos do trabalho de seus Ocultistas, cujos generosíssimos vencimentos são pagos pelo Tesouro; e Cyre, que ostenta toda esta pujança que estamos tendo a oportunidade de presenciar neste momento, com suas cascatas suspensas e edificações maciças que reluzem como a prata, como são descritas as primeiras cidades, nos contos antigos. Tudo isso ao mesmo tempo em que aquelas vultuosas somas de dinheiro simplesmente desaparecem. A verdade é que as barreiras diplomáticas entre os Cantões estão cada vez mais densas, culminando na tão temida diferenciação cultural; os projetos individualistas e competitivos seguem num continuum desenfreado, enquanto que os grandes projetos nacionais, altruístas e progressistas, que demandam a cooperação mútua de duas ou mais Regiões, estagnaram, causando enormes prejuízos com multas por quebra de prazos. É inevitável. Os seres sencientes, os seres humanos principalmente, as short living races, vêm ao mundo com um desejo precípuo e desesperado de diferenciação dos demais, a fim de manter sua integridade persona no Processo de Individuação. O grande sonho de um País Únificado é simplesmente impossível de suster!».
Sentou-se e fez uma pausa, na qual ficou calmamente contemplando a atuação dos bufões, que em meio a fogos pirotécnicos e criaturas pitorescas, se esforçavam para entreter a platéia. Eu, no entanto, estava completamente absorto no que acabara de ouvir.
Percebendo minha consternação, meneou a cabeça, com um sorriso afável.
«Você certamente não quer acreditar nesta realidade dura, realmente é difícil desbaratar conceitos que foram constituídos muito antes de você, de vocês nascerem, verdades absolutas, que já estavam nos livros, no ideário popular, que vigoram já há quase mil anos, por que haveriam de ser um engodo, não é mesmo? Pois bem, se lhe serve de consolo, você, nós, provavelmente não viveremos o suficiente a ponto de sofrer as conseqüências disto. E agora, meu jovem, que tal um drink?» E estendeu as mãos a uma bandeja com taças, sustentadas ao ar por um par de luvas brancas que fazia as vezes de garçom.
Nunca bebera um Nightwood ale tão perfeito nem falara a homem tão profundo. Não esquecerei com facilidade esta visita a Metrol.
Excerto do diário pessoal de Lock, Galahad. Wir, 18 Therendor de 892 A.R.
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Profetizado pelos dragões...temperado pela magia...forjado pela guerra...
Bem-vindos a Eberron. Este mundo é o resultado de um concurso sem precedentes patrocinado pela Wizards of the Coast, em 2002. Foram examinadas mais de 11.000 propostas vindas de todo o mundo, submetidas ao exame de game designers e estúdios profissionais, bem como de Dungeon Masters e jogadores.
No final, a Wizards comprou três dessas propostas, e comissionou seus autores a escrever uma versão de 125 páginas. Cada uma dessas três versões tinha um elemento que as tornava especiais, mas somente uma veio a se tornar o Eberron Campaign Settings, como parte da celebração do 30º aniversário do Dungeons & Dragons.
A característica que mais dissocia Eberron dos demais mundos de campanha é o seu tom, por combinar fantasia medieval tradicional com ação pop e clima noir. No entanto, não deixa de se enquadrar como um cenário de D&D.
A mágica permeia cada canto deste mundo, influenciando tanto as ações mais importantes quanto no dia-a-dia. Ela proporciona certos confortos e conveniências desconhecidos em qualquer mundo de fantasia medieval convencional, e até mesmo no mundo moderno. Grandes cidades cujos castelos cortam o céu podem ser encontradas no continente de Khorvaire, e uma próspera aristocracia de famílias mercantes controla grande parte da economia graças às vantagens obtidas por eles pelas misteriosas e raras dragonmarks.
O mundo de Eberron é lugar de magia e monstros, onde a energia arcana infunde o ambiente e influencia enormemente na sociedade e na indústria. Graças ao mistério das artes arcanas, Khorvaire contém incontáveis conveniências encantadas. Mágica é indústria em Eberron, a centelha de inovação que propele a sociedade adiante.
As artes arcanas produzem certos efeitos que por vezes emulam maravilhas tecnológicas que não estavam presentes em nosso mundo até o ano de 1800. Algo semelhante a um telégrafo mágico provê comunicação entre duas localidades distantes. Um análogo às ferrovias conecta rotas definidas, nas regiões mais civilizadas do continente. A magia permite concluir tarefas a princípio impossíveis - se você dispor do detentor desse conhecimento e tiver ouro suficiente para pagá-lo.
Hoje, os Cantões de Khorvaire celebram o Quietus, um período de mais de 890 anos de «paz plena» que se seguiu desde as épicas e sanguinolentas campanhas de fundação do Reinado de Galifar. No entanto, os grupos econômicos há muito tempo disputam a supremacia política, que deveria ser una e indivisível. Em algum lugar, nos fundilhos do Inconsciente Coletivo, os sinos começam a badalar desafinados; algo informa que há um erro no tecido do real, que aquilo ali não é para ser; nada é o que se vê à primeira vista, prima facie.
in off: Esse post teve um efeito de empolgação tremenda em mim.
Eu fiquei me imaginando na situação, e imaginando como meu personagem (no caso, eu sendo ele), se posicionaria em relação ao mundo e ao jogo social e de poder que está se moldando. Será que eu tomaria o partido daqueles que acreditam num reino unificado? Será que eu tentaria abrir os olhos daqueles que ainda não perceberam essa mudança? Eu acho que a mais provavel, atitude do meu personagem - sendo ele alguém que cultiva a arte da oratória e das relações de favor que são características do mundo político - seria a de largar na frente de todos. Ele enxergaria nessa transição, que começa a brotar, uma oportunidade de se destacar, de se alavancar como político e deter mais poder.
Tô louco pra voltar a jogar essa campanha!!!
Postado por Anônimo | 8/12/06 14:42
«OFF»
Q bom q gostou, fred ^^
Tava com esse post na cabeça há mto tempo...aí entrei no Word naquela tarde do dia 3 e ele saiu de uma vez, rápido e pesado como aqueles raros toletes de merda unos e inteiriços, q surgem em dias inspirados.
A intenção era essa msm, motivar vcs e apresentar o mundo, q é mto diferente. Encorporei teu boneco pq o pessoal ñ se animou com a idéia de escrever trechos dos diários dos personagens no blog, espero q mudem de idéia.
Agora, qto ao posicionamento do teu boneco em relação ao o q acontece, isso cabe exclusivamente a vc, mas seja em q lado estiver, ele será um argumentador de destaque daquela linha de pensamento e posteriormente, quem sabe, o líder. Amadureça um pouco a idéia e depois me fala o q acha.
Postado por L.Santos | 8/12/06 21:13
legal..........dpox leio c maix paciencia.....
abrxos
t+
Postado por Anônimo | 11/12/06 21:35
Então, pessoas, meu nome é Bernardo e vou jogar com vocês também. Serei o artificer boladão fazedor de itens cabalísticos.
Devo dizer que gostei bastante dessa ambientação e acho que dá o tom da aventura conforme o LKS estava me falando pelo MSN. O cenáriod e Eberron é de longe o melhor para desenvolver uma saga desse tipo. O melhor de tudo é jogar antes de um evento histórico que marcou profundamente o cenário e que ninguém - ou pelo menos é a crença comum - sabe o que aconteceu ao certo. Ohoho, esse jogo promete. xD
Postado por Anônimo | 14/12/06 11:46
Clóvis! Meu filho, depois lê com paciência aí e me fala, pô.
Grande parrudo!! Praticamente...
Olha o spoiler, cara...tu me deixou com as calcinhas aparecendo aqui...espero q ñ tenham reparado!
Conto contigo, bebê, na co-autoria. Temos q marcar de a galera se encontrar na net e jogar.
Postado por L.Santos | 18/12/06 00:39
Pow Lucas, mto boa essa história, mal posso esperar as horas de jogar.
Mas vou começar a falar com vc com um dicionário na mão hehe
Putz, todos os acontecimentos ateh aki taum muito irados...
Mas fala a verdade, pinóquio eh uma driade!!!!! XD
Flw kra, teh mais
Postado por Anônimo | 13/1/07 21:18
aew lucas queria que tivesse o jogo mais vezes na semana pra nois adianta a super guerra!!! flw
Postado por Anônimo | 13/1/07 22:02
manero o blog lucas
tenta faze um flog com alguns desenhos da galera tbm
vlw
Postado por Anônimo | 25/1/07 23:17
Srtº Candy Biba
Postado por Anônimo | 26/1/07 00:29
Kelvin biba
Postado por Anônimo | 26/1/07 00:30
Oi Lucas, tah maneiro, mas como tem muito tempo q n nos reunimos tah tudo meio perdido, mas a gent volta a se entender... Soh uma coisa... Quem saum essas outras pessoas?? Vai entrar mais gent na campanha?? Explica direito...
bjus
Postado por Anônimo | 26/1/07 01:29
Muito obrigado, muito obrigado...
Meus amigos, seria pertinente eu mencionar q tem várias galeras diferentes q lêem este blog...portanto, não estranhem a miscigenação!
ALEX, tu comentou!! Tô esperando por esse momento desde antes de o Lula ser (re)eleito!! Tá de parabéns cara, pode contar com meu apoio pra perder essa vergonha paralisante!
Postado por L.Santos | 26/1/07 03:13
e eaw lucas!
o flog tah maneiro e esclareceu muito sobre as relaçoes politicas, diplomaticas e de poder do reino .
Não vejo a hora de jogar!!!!
flw
Postado por Anônimo | 28/1/07 18:11
Ae propoleta, vms nos reunir um dia desse pra joga no papel msm x]
Postado por Anônimo | 8/2/07 18:23
Ae Prolps!!!
Ta tudo bom, ta tudo muito legal mas kd o jogo que nós estamos jogando!!!
Seria legal por para as pessoas q perderam a última rodada pra ficar por dentro de tudo o q aconteceu. Bota alguma coisa aí!!!FAÇA ALGO HOMEM!!
Postado por Anônimo | 8/2/07 20:42
Tava lendo o blog, nossa, esse blog me dá muita vontade de voltar a jogar!!!
temos que reunir a galera ai pra gente voltar a dar uma jogadinha!!
O rpg estava ficando cada vez melhor.
Uau, comment meu sem você pedir...
XD flw aew...
Postado por Anônimo | 9/3/07 19:28
Ola para todos, aqui e o filipe gostaria de parabenizar a organização do site pois como amante do rpg achei muinto interessante nao so a ideia como como a criação da ambientação.
Postado por Anônimo | 14/6/07 00:32
fala lcs!!!!
esse rpg promete em rapaz!!!
to com muita vontade de jogar em garoto!!! vai ser muito legal! parabens pelo site, muito organizado!!!
grande abraco!
Postado por Anônimo | 19/6/07 03:16